1) O que é monarquia?


É a Forma de Governo onde a chefia do Estado é exercida por um monarca vitalício. O monarca recebe um título (Rei, Imperador, Xá, Emir, etc.) e normalmente tem o obtém de forma hereditária, ademais existirem monarquias eletivas (como o a eleição do Papa, monarca do Vaticano, por exemplo).

2) O monarca é um ditador?


NÃO, de forma alguma. As monarquias modernas, parlamentaristas, por exemplo, são notoriamente mais democráticas, sendo que a chefia do Estado esta desassociada da chefia do Governo.
O monarca representa uma balança harmonizando os três poderes. Não estando atrelado a qualquer legenda política ou ideologia lhe é muito mais fácil impedir que um poder invada o espaço de outro. Isso é uma distorção típica do presidencialismo onde o presidente, agrega as duas figuras, pendendo a balança para o seu lado.
Notoriamente os países mais democráticos do mundo são monarquias.

3) O que é Chefe de Estado?


Representa o Estado, não tendo funções administrativas. O Monarca chefia as forças armadas, representa o país nas relações internacionais, em alguns casos pede a formação de um novo governo ou dissolve um parlamento que não considera representativo.

4) O que é Chefe de Governo?


É a figura administrativa, o gestor dos recursos do Estado. Em uma monarquia esse papel cabe a um gabinete de ministros escolhidos por um Primeiro Ministro escolhido dentre os do parlamento.

5) Uma monarquia é mais “cara”que uma república?


Aqui cabe um exemplo: segundo dados de 2006 a monarquia britânica (a mais onerosa do mundo) custou 73 milhões de dólares. A presidência da republica do Brasil no mesmo período custou 165 milhões de dólares, mais que o dobro.


O exemplo acima ainda é esdrúxulo, pois desconsidera muitos fatos que aumentariam ainda mais esta diferença. Em especial a monarquia brasileira foi das mais frugais.

6) O monarca se submete à quem?


Ao POVO. A legitimidade do monarca nasce de sua representatividade identificada e comungada pelo povo. Ele não se rende a quaisquer siglas políticas ou ideologias, ele é o defensor da nação, de seus costumes, de sua dignidade.

Fatos:

7) Dentre os melhores países do mundo a esmagadora maioria são monarquias.


1º. Finlândia República*
2º. Suíça República**
3º. Suécia Monarquia
4º. Austrália Monarquia
5º. Luxemburgo Monarquia
6º. Noruega Monarquia
7º. Canadá Monarquia
8º. Holanda Monarquia
9º. Japão Monarquia
10º. Dinamarca Monarquia

Fonte: Newswek

* É uma república desde 1917, antes era um Grão-Ducado e ainda mais anteriormente fazia parte do reino da Suécia. Curiosamente seu brasão apresenta um leão coroado, relembrando suas origens monárquicas.

** Um caso diferenciado de República a Suíça é uma democracia direta, ou seja, o povo opina diretamente nos papeis estatais, normalmente por meio de referendos e plebiscitos. Essa configuração política é antiqüíssima e remota aos anos de 1200. É difícil precisar mais o país aproveita-se de uma imensa gama de vantagens para manter sua continuidade como: pequeníssima extensão, neutralidade, isolamento geográfico, sistema bancário, etc.

8) Monarquias são mais democráticas que repúblicas.


Um grupo que luta pelo poder, costumeiramente, busca de imediato após sua “conquista” perpetuá-la por meio da extinção dos adversários, do cerceamento das liberdades individuais e da censura – isso ocorre sempre, em níveis maiores ou menores, mas sempre.
Um monarca não vê seu poder ameaçado, ele é perpétuo. Na última das verdades seu poder somente poderia ser ameaçado caso lhe falhasse na sua missão mor que é garantir o equilíbrio entre os poderes.

9) Monarquias são menos corruptas (ou corruptíveis) que repúblicas.


É um reducionismo, mas não invalido a idéia simples de que o “Rei já é Rei”. Ao que serviria a um rei se envolver em corrupção se ele é detentor perpétuo do poder e tem a sua disposição recursos incalculáveis?

10) O Brasil nasceu e é por direito uma monarquia.


Infelizmente, graças ao nosso atual sistema educacional tendencionista e corrompido, nem todos sabem que o Brasil nasceu Império do Brasil. Que seus monarcas pertenciam às mais respeitadas e casas reais do mundo. Que foi durante o período monárquico que o Brasil se tornou independente. Que foi durante o reinado que se aboliu a escravatura. Que durante o 1º o 2º Reinado o Brasil se desenvolvia a passos largos. Que durante esse tempo reinava a estabilidade econômica e institucional. Que foi o período mais democrático de sua história não havendo censura ou perseguições.