Entenda de forma bem simplificada como é que funciona o Círculo Monárquico Brasileiro - CMB:
PONTO DE APOIO
É chamado de "Ponto de Apoio" o Associado do CMB que reside em local onde ainda não há um "Núcleo" formado. Um pode ser mesmo que individualmente, um formador de novos monarquistas, pode ir trabalhando pela causa e divulgando o CMB até juntar a quantidade de pessoas necessárias para a instalação de um Núcleo local..
 
 
NÚCLEO
Um grupo de monarquistas pode instalar um Núcleo em sua cidade e trabalhar em conjunto, este "Núcleo" é formado a partir de 5 membros associados ao CMB e pode chegar a 20 membros, quando atinge este limite deverá se dividir e formar 2 Núcleos, dando assim a possibilidade de vagas a novos monarquistas que venham a aderir à Causa.
 
 
CONSELHO REGIONAL
O Conselho Regional é formado por representantes de todos os Núcleos existentes em uma Regional (Estado) é um órgão Consultivo do Comissariado Regional.
 
 
OUVIDORIA REGIONAL
A Ouvidoria Regional é eleita pelo Conselho Regional e é o responsável por fiscalizar as contas do Comissariado.
 
 
COMISSARIADO REGIONAL
O  Comissário Regional é eleito pelo Conselho Regional, é o administrador estadual do CMB, também está sob sua tutela a nomeação dos demais diretores a nível regional.
 
 
GRANDE CONSELHO
O Grande Conselho do CMB é formado por 30 conselheiros fundadores (vitalícios), todos os 27 Comissários Regionais, os membros da Chancelaria e mais(até 4) Conselheiros de Cada Regional, é um órgão Consultivo da Chancelaria.
 
 
OUVIDORIA
A Ouvidoria é eleita pelo Grande Conselho e é o responsável por fiscalizar as contas da Chancelaria.
 
 
CHANCELARIA
O  Chanceler é eleito pelo Grande Conselho, é o administrador nacional do CMB, também está sob sua tutela a nomeação dos demais diretores a nível nacional.